Produtos e Serviços   Ambientes Estéreis   Fale conosco
Sala Limpa Instalações Classificação Ar Condicionado Calibração Qualificação Validação ABNT ANVISA
Construção  Pass-throughs  Portas  Controle de Acessos  Visores  Luminárias  Acessórios   Vedação

Construção de Salas Limpas

NBRISO14644-4 - Salas limpas e ambientes controlados  associados - Parte 4: Projeto, construção e partida - Especifica os requisitos para o projeto e construção  de instalações de salas limpas, porém não prescreve meios tecnológicos  ou contratuais específicos para atender à conformidade com esses  requisitos. Destina-se a usuários, fornecedores e projetistas  de instalações de salas limpas e fornece uma lista de verificação  para os parâmetros importantes de desempenho. Proporciona um guia  de construção, incluindo requisitos para partida e qualificação.  Os elementos básicos de projeto e construção, necessários para assegurar  uma operação satisfatória contínua, são identificados levando-se  em consideração os aspectos relevantes de operação e manutenção.


As superfícies interiores (paredes, piso e  teto) devem  ser revestidas de material liso, impermeável lavável e  resistente, livres de juntas e rachaduras, de fácil limpeza, permitindo a desinfecção e não devendo liberar partículas.  Nas áreas limpas, todas as superfícies  expostas devem ser lisas, impermeáveis, a fim de minimizar o acúmulo  ou a liberação de partículas ou microrganismos, permitindo a aplicação  repetida de agentes de limpeza e desinfetantes, quando for o caso. Os  forros devem ser selados de forma que seja evitada a contaminação proveniente  do espaço acima dos mesmos.
Fonte: RESOLUÇÃO-RDC Nº. 210, DE 4 DE AGOSTO DE 2003

Estrutura para Salas Limpas: Existem três tipos distintos de estruturas recomendadas e  utilizadas   atualmente na construção de Salas Limpas, os Painéis lisos revestidos  de chapas metálicas pré-pintadas e chapas de aço inoxidável.  Alvenaria com acabamento em pintura epóxi e Dry-wall com acabamento  em pintura epóxi.

Divisórias e Forros Auto-Portantes: ISOPAINÉIS(painéis termo-acústicos) são utilizados na construção como divisórias  e forros para o complexo sala  limpa. O sistema de encaixe macho e fêmea permite uma montagem  rápida, limpa e simplificada, as placas autoportantes são auto-encaixavéis,  bastando uma pequena sustentação localizada, para a fixação  do forro, reduzindo os custo de mão-de-obra, materiais e principalmente  de tempo dentro da obra. Os Painéis são diferenciados pelo tipo de isolamento do núcleo ou  recheio. São também conhecidos como Painéis Sandwish.

Os Painéis se dividem em três grupos: Painel de Poliuretano ou Poliisocianurato, Painel de Poliestireno, Painel de Lã de Rocha. Constituem-se no mais avançado sistema para construções  pré-fabricadas de câmaras frigoríficas, Salas Limpase  outras aplicações com severos requerimentos de baixa flamabilidade.

Revestimento Externo: Painel liso com revestimento em chapas de aço zincado, com espessura  de 0,5 mm, pré-pintados na cor padrão branco Ral 9003, Chapas  de aço inoxidável AISI 304 2B galvalume ou alumínio liso ou  filetado.
Sistema de  Junção: Os painéis são autoportantes, na qual a junção  se dá através de um sistema de encaixe  macho e fêmea com perfil  de recobrimento metálico da junta, caixas de junção longitudinal  através de gancho ancorados na espuma, especialmente desenvolvidos  para a estruturação, garantindo perfeita união a estanqueidade  dos painéis.
Dimensões Padrão: Largura 1150mm - Comprimento variando de acordo com a necessidade  de cada projeto.

Dry Wall: Placas de gesso  acartonado que são afixadas em estrutura metálica e depois recebem  acabamentos com massa corrida e pintura epoxi.

Alvenaria: Construção de tijolos com acabamentos em reboco e pintura epoxi.
Sala Limpa Instalações Classificação Ar Condicionado Calibração Qualificação Validação ABNT ANVISA
Construção  Pass-throughs  Portas  Controle de Acessos  Visores  Luminárias  Acessórios   Vedação