Produtos e Serviços   Ambientes Estéreis   Fale conosco
Sala Limpa Instalações Classificação Ar Condicionado Calibração Qualificação Validação ABNT ANVISA
Construção  Pass-throughs  Portas  Controle de Acessos  Visores  Luminárias  Acessórios   Vedação

Normas Técnicas

Normas Técnicas  da ABNT: Clicando neste link, você será levado ao site da ASSOCIAÇÃOBRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS e poderá fazer sua pesquisa  por palavra, código, tema ou data.
Consulte diretamente as normas   a seguir, relacionadas ao tema Sala Limpa (área limpa).

Normas vigentes: As salas limpas possuem  suas normas específicas que definem, entre outros aspectos, aclassificação dos ambientes quanto aos níveis de contaminação, técnicas construtivas adequadas,  procedimentos operacionais e procedimentos de teste para verificação  de limpeza do ar interior.
Federal Standard  209 – Airborne Particulate Cleanliness Classes in Clean  Rooms andClean Zones
A primeira edição  da Norma Federal Standard 209 data de 1963, nos Estados Unidos,  sobo título “Clean Room and Workstation  Requirements, Controlled Environments”. A Norma, já obsoleta,  define classes de limpeza do ar e estabelece métodos para medição  da limpeza do ar em ambientes controlados.
ISO 14644 - Cleanrooms  and associated controlled environmentsEsta norma ISO  foi primeiramente aplicada na União Européia em 1999 e em seguida  nosEstados Unidos em 2001, onde vêm tomando o lugar  da Federal Standard 209. A ISO 14644 écomposta por  8 partes:

ABNT/CB-46 ÁREAS LIMPAS E CONTROLADAS

NBRISO14644-1- parte  1: Classificação da limpeza do ar-  Abrange  a classificação da limpeza do ar em salas limpas e ambientes  controlados associados, exclusivamente em termos de concentração  de partículas em suspensão no ar. Para o objetivo da classificação,  são consideradas somente as populações de partículas com distribuições  cumulativas baseadas em tamanhos limiares (limite inferior) variando  entre 0,1 micrometro e 5 micrometros.
 
NBRISO14644-2-  Parte 2: Especificações para ensaios e monitoramento  para comprovar a contínua conformidade com a ABNT NBR ISO 14644-1-Especifica requisitos para ensaios periódicos  para sala ou zona limpa, para comprovar a contínua conformidade  com a ABNT NBR ISO 14644-1, para classe designada de limpeza do  ar para partículas em suspensão.

NBRISO14644-3(Inglês)- Part 3: Metrologia e métodos de teste - Descreve os métodos  de teste de salas limpas para validar  sua condição de conformidade  com a Norma.
 
NBRISO14644-4-  Salas limpas e ambientes controlados  associados - Parte 4: Projeto, construção e partida-Especifica os requisitos para o projeto e construção  de instalações de salas limpas, porém não prescreve meios tecnológicos  ou contratuais específicos para atender à conformidade com esses  requisitos. Destina-se a usuários, fornecedores e projetistas  de instalações de salas limpas e fornece uma lista de verificação  para os parâmetros importantes de desempenho. Proporciona um guia  de construção, incluindo requisitos para partida e qualificação.  Os elementos básicos de projeto e construção, necessários para assegurar  uma operação satisfatória contínua, são identificados levando-se  em consideração os aspectos relevantes de operação e manutenção.

NBRISO14644-5- Parte  5: Operações- Especifica requisitos  básicos para as operações em salas limpas. Tem por objetivo  atender às pessoas que utilizam e operam uma sala limpa. Os aspectos  de segurança não ligados diretamente ao controle da contaminação não  são levados em consideração nesta parte da ABNT NBR ISO 14644  e regulamentos de segurança nacionais e locais devem ser respeitados.  Considera todas as classes de salas limpas utilizadas para a produção  de todos os tipos de produtos. Em conseqüência, tem grande abrangência  na sua aplicação e não leva em conta as exigências específicas  de indústrias em particular.

NBRISO14644-6(Inglês)- Part 6 – Termos e definições – Fornece uma coleção  de termos e definições sobre salas limpas.

NBRISO14644-7-  Parte 7: Dispositivos de separação (compartimentos de  ar limpo, gloveboxes, isoladores,  miniambientes)- Especifica os  requisitos mínimos de projeto, construção, instalação, execução  de ensaios e aprovação dos dispositivos de separação, nos  aspectos onde eles diferem das salas limpas.

NBRISO14644-8 (Inglês)-Part  8 – Contaminação molecular -Aborda a contaminação gasosa em salas limpas.
 
ISO14698(Inglês)- Cleanrooms and associated controlled environments – Biocontaminationcontrol. Esta norma ISO é composta  de três partes:
 
ISO/DIS 14698-1 Part 1 –  Princípios gerais e métodos – Aborda os métodos de medição  de microorganismos em  salas limpas.
 
ISO/DIS 14698-2Part 2 – Avaliação e interpretação de dados  – Fornece informações de como tratar as informações  obtidas das medições de microorganismos em salas limpas.

ISO/DTR 14698-3 (este  original está disponível como um relatório técnico do esboço)- Part  3 – Metodologia para medição da eficiência de processos de  limpeza – Determina a eficiência de processos de limpeza utilizados  em salas limpas.


NBR13700-  Classificação e controle de contaminação- Estabelece classes-padrão de limpeza do ar e provê  classes intermediárias para salas e zonas de trabalho limpas, baseadas  em concentrações especificadas de partículas em suspensão no  ar. Prescreve métodos para verificação da classe e requer um  plano estabelecido para monitoramento de limpeza do ar. Também  fornece um método para determinação e descrição das concentrações  (indicador U) de partículas ultrafinas.
 
NBR15137-  Sistemas espaciais - Controle de limpeza  e de contaminação-Estabelece  os requisitos gerais para o controle de limpeza e de contaminação  a ser aplicado pela cadeia de fornecedores para o desenvolvimento  de sistemas espaciais, incluindo as instalações de processamento  de solo, equipamentos de apoio no solo, veículos lançadores,  cargas úteis e operações na órbita e processamento em solo.  Também fornece as diretrizes para o estabelecimento de um programa  de controle de limpeza e de contaminação.
Consulte outros canais:

Normas Técnicas  IMETRO- A Biblioteca Online do Inmetro tem como objetivo facilitar  o acesso, o uso e a disseminação do seu acervo especializado  aos clientes internos e externos, contribuindo para atender as  necessidades de informação. Os usuários poderão ter acesso  às Referências Bibliográficas de todo o acervo especializado  do Inmetro, conhecer as novas aquisições e sua disponibilidade  para consulta.


 SBCC - Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação  Procure  por firmas que vendem pacotes prontos para a montagem desse tipo  de sala. Controle de Acessos



Sistemas de Controle de Acessos:Sistemas de intertravamentos eletrônicos, sendo:  sistemas completos para duas, três, quatro ou mais portas. Sistema  de controle por cartão ou senhas, controle de saída de emergência,  etc.

Antecâmara:Espaço fechado com duas ou mais portas, interposto  entre duas ou mais áreas de classes de limpeza distintas, com  o objetivo de controlar o fluxo de ar entre ambas, quando precisarem  ser adentradas. A antecâmara é projetada de forma a ser utilizada por  pessoas ou materiais.
Os vestiários das áreas  limpas, devem ser projetados sob a forma de antecâmaras fechadas  e utilizados de modo a permitir a separação de diferentes estágios  de mudanças de roupa, minimizando, assim, a contaminação microbiana  e de partículas oriundas das 
roupas protetoras. Além disso,  os vestiários devem ser insuflados, de modo eficaz com ar filtrado.  A utilização de vestiários separados de entrada e de saída  das áreas limpas pode ser necessária em algumas ocasiões. As instalações  destinadas a higienização das mãos, devem  
ser localizadas somente  nos vestiários, nunca nos lugares onde se efetuam operações assépticas.
As duas portas das antecâmaras  não podem estar simultaneamente abertas, devendo haver um sistema  que o impeça.
Deve existir um sistema de alarme, sonoro e/ou luminoso,  que alerte para a situação indicada. 
Sala Limpa Instalações Classificação Ar Condicionado Calibração Qualificação Validação ABNT ANVISA
Construção  Pass-throughs  Portas  Controle de Acessos  Visores  Luminárias  Acessórios   Vedação